Carta André Figueiredo

Brasília/DF, 04 de novembro de 2015.
A
Ilmo. Senhor
André Peixoto Figueiredo Lima
Ministro de Estado
Ministério das Comunicações
Esplanada dos Ministérios, Bloco R, Edifício Sede, sala 800 CEP: 70044-900 – Brasília-DF.

Prezado Senhor Ministro,
A história da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos confunde-se com parte considerável da história da nossa nação, pontilhada por uma enorme contribuição ao país, tanto no aspecto da integração regional quanto do Desenvolvimento Nacional. Hoje, a ECT é uma empresa forte, com uma estrutura administrativa/operacional espetacular, com mais de 18 mil pontos de atendimento espalhados por todo o Brasil, atendendo em todos os 5.564 municípios brasileiros e realizando, diariamente, a entrega de mais de 35 milhões de objetos postais nos mais distantes rincões deste País.

Esta empresa destaca-se, ainda, como a maior empregadora celetista do país, com mais de 121 mil trabalhadores e trabalhadoras. É a ECT que atualmente vem garantindo a inclusão bancária, através do Banco Postal, em todos os municípios, além disso, desempenha um papel social que só uma empresa com a cara do Brasil poderia realizar. Sua participação em projetos e programas sociais é imensa, atuando: na distribuição de livros didáticos para as escolas; está no transporte de urnas eleitorais; nas campanhas de arrecadação de alimentos e donativos em situações de calamidade pública; nas campanhas de vacinação e no Projeto Papai Noel dos Correios, além, de seu apoio às atividades culturais e esportivas, a exemplo, das equipes brasileiras de natação, tênis e futsal.

Durante o Governo do Presidente LULA, o efetivo dos Correios cresceu 13,34%, o salário da categoria acumulou, ao longo desse período, 336% em relação ao IPCA que foi de 89,96%. Somaram-
QC 6, Rua A, Casa 1 – Condomínio Salácias – Jardim Mangueiral – Brasília/DF – CEP 71699-262
Site: http://www.anatect.weebly.com
E-mail: anatect01@gmail.com – jlferrer@globo.com – ramaral13@bol.com.br
se também avanços progressivos em relação aos benefícios nos últimos dez anos. O vale alimentação/refeição foi reajustado em 119,05% e o vale cesta em 147,62%, enquanto a inflação no período, medida pelo IPCA, ficou em 69,34%, índices estes incomparáveis com qualquer outro período da história do Brasil.
Todavia, embora os indicadores citados acima sejam consideráveis, a Presidenta DILMA ROUSEFF acertadamente fez uma importante e necessária intervenção nos Correios, devido aos muitos problemas que a Empresa enfrentou no período anterior a 2011. De lá pra cá, estamos trabalhando arduamente para reverter tais problemas e manter os Correios alinhados as políticas do Governo Federal. Neste novo mandato da Presidenta Dilma, coloca-se como tarefa responder, de modo adequado, as demandas que a sociedade e o próprio Governo Federal estabelecem à ECT.

À diretoria da ANATECT (Associação Nacional dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), se coloca disposição desse ministério, para subsidiar o Governo Federal e para auxiliar o Ministério das Comunicações nessa nova etapa de desenvolvimento e ampliação da atuação da ECT, como maior empregadora publica do país.

A ANATECT – Associação Nacional dos Trabalhadores da ECT foi criada em 2005, no intuito de garantir uma participação efetiva dos trabalhadores nas políticas de gestão da ECT, com proposições de melhorias nas relações internas, que garantam maior participação dos Correios no mercado postal, gerando melhor qualidade de vida a seus associados e a sustentabilidade da ECT, a partir da vitória de um governo popular e democrático.
Nestes anos, a ANATECT construiu nos Correios o projeto do Governo Federal, trabalhando arduamente nas eleições, participando do Comitê Central da Campanha do Ex-Presidente Lula e depois no Comitê Central da Presidenta Dilma, organizando a militância ecetista para a manutenção do projeto que mudou o Brasil e os Correios. Ainda assim, entendemos que temos muito trabalho a fazer, principalmente, com as mudanças de estrutura em curso neste momento na ECT.
QC 6, Rua A, Casa 1 – Condomínio Salácias – Jardim Mangueiral – Brasília/DF – CEP 71699-262
Site: http://www.anatect.weebly.com
E-mail: anatect01@gmail.com – jlferrer@globo.com – ramaral13@bol.com.br

Avaliamos que a empresa precisa de aprimoramentos em toda sua cadeia produtiva e maior participação no mercado postal e logístico, cada dia mais competitivo. Esse mercado nos impõe, maiores e melhores inovações tecnológicas e modelos de gestão que tragam excelência e uma melhor infraestrutura para atender as necessidades da disputa mercadológica, concorrência e globalização. Precisamos nos adequar as normas nacionais e internacionais de qualidade, que determine um portfólio amplo, que agregue valor de mercado a ECT e aos seus serviços. Precisamos atender as demandas dos clientes internos e da sociedade, cada vez mais exigentes.

A direção da empresa, nos últimos anos, planejou várias ações neste sentido, modificou seu Estatuto e o Modelo de Gestão, implementou uma legislação que transformou a empresa em Sociedade Anônima e buscou formas estruturais para dar maior celeridade na gestão, utilizando e criando o CORREIOSPAR, como empresa subsidiária, nas ações de logística, para que ocorresse uma maior rentabilidade e participação neste mercado.
Essas ações buscaram uma maior lucratividade, com uma política de custo que otimizou suas estruturas e sua cadeia de valor, menos onerosa e mais célere. Essas ações ainda não avançaram, em virtude das amarras governamentais que prima pela legalidade, e às vezes, freia, por necessidade de total transparência, rapidez na disputa com os operadores privados, perda sensível de competitividade nos últimos anos de arrecadações financeiras e de maiores fatias do mercado.

Contudo, apesar da aplicação de novos preceitos e mudança estrutural de modelos de gestão, a tentativa de efetivá-los, esbarra numa ala conservadora e retrógrada da categoria ecetista, que luta incessantemente a todo custo para manter seu “status quo” e sua reserva interna de mercado. Para eles, a empresa foi construída para garantir seus espaços, na gestão, sendo diuturnamente articulado e disputado através da ADCAP, uma associação que constrói privilégios para poucos ecetistas e faz disputa contra o governo federal, utilizando de forma irregular as estruturas corporativas, como tem feito, convocando os empregados para as ruas pelo impeachemant da Presidenta Dilma.
QC 6, Rua A, Casa 1 – Condomínio Salácias – Jardim Mangueiral – Brasília/DF – CEP 71699-262
Site: http://www.anatect.weebly.com
E-mail: anatect01@gmail.com – jlferrer@globo.com – ramaral13@bol.com.br

A ANATECT vem ao Exmo. Senhor Ministro, alertá-lo para este fato, porque com assunção do Ministério das Comunicações pelo PDT, eles novamente se apresentam como salvadores da pátria, se dizendo “grandes técnicos” da empresa e únicos conhecedores da administração postal e logística. Alertamos, que efetivamente durante estes 12 anos, a ADCAP foi à opositora mais sistemática do governo federal na ECT, não apoiando qualquer mudança na gestão da empresa. Em 2003, quando o PDT assumiu o Ministério e os Correios, ocorreram grandes transformações na ECT. O Dr. Airton Langaro Dipp, grande gestor e democrata, elaborou, contribuiu e ajudou em conjunto com os trabalhadores dos Correios, organizados, no então embrião da ANATECT, nestas transformações.

A ANATECT acredita no governo da presidenta Dilma Rousseff, por entender que esse governo é o que melhor representa o povo brasileiro nas suas aspirações por uma sociedade mais justa e mais igualitária. Fazemos a defesa irrestrita da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, pois entendemos que o momento por que passa a ECT, nos traz novos desafios que não podem comprometer o relevante serviço que os Correios oferecem a nação brasileira.

Entendemos que a defesa intransigente da ECT passa pela construção democrática de ações governamentais que atendam as exigências de mercado, garantindo sua auto-sustentabilidade, mantendo as garantias e conquistas dos trabalhadores, garantindo a manutenção dos Correios como a empresa de maior credibilidade em nosso país.

Nossa organização promove a união das diversas forças comprometidas com a ECT e com o projeto de governo em curso, para que, com muita transparência, continuemos na construção das novas estratégias. Conclamamos o novo Ministro e a próxima direção da ECT para valorizar o vasto conhecimento dos nossos empregados, que ao longo de suas vidas discutiram, defenderam e construíram essa grande empresa pública. Uma legião de “soldados” comprometidos com a instituição, que podem efetivamente contribuir no fortalecimento da mesma.
A ANATECT entende que a reestruturação ora em curso na ECT, não deve fechar os olhos
QC 6, Rua A, Casa 1 – Condomínio Salácias – Jardim Mangueiral – Brasília/DF – CEP 71699-262
Site: http://www.anatect.weebly.com
E-mail: anatect01@gmail.com – jlferrer@globo.com – ramaral13@bol.com.br

para as características da empresa e de seus colaboradores, acreditamos que não podemos fazer alterações estratégicas sem levar em conta a cultura organizacional, a história da empresa que é secular e que precisa ser ouvida, não basta ser consultor, gestor e/ou companheiro que veio ajudar, precisamos envolver as forças que movem a ECT há anos, seus trabalhadores, pois esses se credenciaram como a força motriz dessa engrenagem, chamada Correios e Telégrafos.

Na avaliação da ANATECT, acreditamos que a ECT precisa de mudanças estratégicas para reposicionar-se no mercado postal nacional e internacional, porém, as ações indicadas nesse momento remetem a organização a momentos de receios, de expectativas das mais diversas. Mudar requer novas ações e o novo é algo que naturalmente incomoda, preocupa e toca em questões centrais à corporação Correios, como exemplos: a Reestruturação; o Acesso às Funções; a Postal Saúde, e; a Qualidade Operacional. Temas que causam frissons pela maneira que estão sendo tratadas na atualidade.

Exmo. Senhor Ministro, nós da ANATECT, vimos nos apresentar e nos colocar a disposição para caminharmos juntos neste novo momento, pois, a ECT é uma empresa, que possui uma capilaridade nacional impressionante, fazendo a integração e o desenvolvimento regional através do serviço postal, do serviço de encomendas e do Banco Postal. Desejamos contribuir efetivamente para atender e defender o objetivo estratégico, seus trabalhadores e toda sociedade, com lucratividade e responsabilidade social.

Atenciosamente,
Rodolfo Manoel Marques do Amaral
Coordenador Geral